top of page

Livro vs Filme - Extraordinário



Olá, queridos leitores!


Hoje veremos mais um livro que teve uma adaptação para as telonas. O livro da vez é Extraordinário, da autora R. J. Palacio, lançado em 2012 mas que só ganhou sua adaptação em 2017.


Nesse romance infantil, acompanhamos Auggie, um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade no rosto por conta de uma síndrome genética. Os pais de Auggie resolvem que é hora de ele começar a frequentar a escola e é a partir disso que a história se desenrola, com os medos, incertezas e os conflitos que Auggie, sua família e amigos passam por conta de sua condição.

É um livro super fofo e emocionante, e o filme não deixa nada a desejar quanto a isso. Inclusive, é uma das adaptações mais fiéis que já vi. Mas não deixa de ter suas diferenças do livro.


Mãe de Auggie

Interpretada pela maravilhosa Julia Roberts, a mãe de Auggie, Isabel Pullman, ganha muito mais profundidade no filme. Enquanto no livro ela faz o papel de mãe super protetora e preocupada com seu filho, no filme ela ganha toda uma história por trás, sonhos que não foram realizados por causa da doença de Auggie. E quando ele vai para escola, ela volta a fazer sua tese de mestrado, coisa que não vemos no livro.


Sr. Browne

Uma coisa que senti falta foi mais cenas do Sr. Browne e seus preceitos. No livro, as suas aulas sobre preceitos são muito importantes, mas passam mais sutilmente no filme, diluídas em outras situações. O ator Daveed Diggs, que ficou famoso por Hamilton, chegou a ser professor antes e disse que foi nostálgico voltar a sala de aula.


Summer

Outro personagem que senti falta no filme foi a Summer. No livro, além de ter um capitulo só dela, Summer é uma das primeiras amigas de Auggie, ela se aproxima dele já no primeiro dia e é essencial para a adaptação dele na escola. Mas no filme, ela só se aproxima quando Auggie e Jack Will brigam e Auggie fica sozinho.


O Final (Spoiler)

O final, tanto do livro quanto do filme são muito emocionantes e marcantes.

Porém, o filme acaba na premiação da escola, onde Auggie recebe uma medalha por sua coragem. Já o livro acaba na casa de Auggie, onde ele e sua família estão reunidos para o jantar e, para surpresa de Auggie, ele ganha um novo cachorrinho, uma vez que a cachorrinha da família morre na metade do livro.

O final do livro, pra mim é mais emocionante por conta da chegada do novo cachorro. Mas isso não era tão relevante para história e faz sentido estar fora do filme.



Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, seja gentil!

- Extraordinário


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page