top of page
Foto do escritorIsabella Baltazar

Ruína e Ascensão - Opinião

Olá, leitores Grishas!

Hoje vamos falar do último livro da trilogia Grisha, Ruina e Ascensão. Escrito por Leigh Bardugo, é o encerramento da trilogia que se iniciou com Sombra e Ossos.

Já avisando que terá spoilers pois falaremos de pontos que aconteceram nos livros anteriores e do desfecho da história.



Enredo

No final de Sol e Tormenta, Darkling ataca o palácio e começa um massacre para tomar o trono. Ele e Alina se encontram em uma capela e ela tenta usar seus poderes para matar tanto ela quanto Darkling. Claro que não dá certo, e a conexão entre eles fica ainda mais forte, porém, Alina fica muito fraca e é levada ao subterrâneo para se esconder. Ela não consegue mais conjurar por estar muito tempo longe do sol.

Depois que Alina, Maly e seus amigos armam uma revolta que conseguem escapar do subterrâneo, eles partem em busca do 3º amplificador, o pássaro de fogo. Quando Darkling os encontra, uma série de atrocidades acontecem, envolvendo a Baghra e até Nikolai. Após fugir do Darkling, eles vão até a montanha atrás do pássaro de fogo. Então descobrem a verdadeira origem de Maly, seu parentesco com o Darkling e seu poder como amplificador.



Opinião

Existem muitos pontos altos nesse livro, como as aventuras dos personagens atrás do amplificador e com isso, vários personagens secundários ganham mais espaço. Um ponto que gostei e que eu não sabia que iria gostar tanto é de ver o Darkling malvado mesmo nesse livro, claro que ele ainda tem sentimentos pela Alina e até pela Baghra mas nada o impede de fazer o que tem que ser feito para ele conseguir o que quer. Eu amo a relação entre Alina e Nikolai e queria muito que eles ficassem juntos.

E aí começa os pontos que eu não gostei do livro, em primeiro lugar o final. Depois de acompanhar Alina e Darkling por 3 livros, eu queria muito um final grandioso em que Alina destruísse a Dobra. O que não acontece. Como o poder do 3º amplificador, as pessoas envolta da Alina ganham seus poderes momentaneamente e destroem a Dobra. Também não gostei que Maly não morre apesar de isso ser uma regra de como funcionam os amplificadores.


O livro é muito bom, só me decepcionou no final porque eu esperava um final mais grandioso e não casamento entre Alina e Maly.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page