Olá, leitores grishas!
Sombra e Ossos é o primeiro livro da trilogia Grisha da escritora Leigh Bardugo. Esse livro deu inicio a todo um universo de livros além de Sombra e Ossos, como a duologia de Six of Crows (maravilhosa) e a duologia de King of Scars.
Mas vamos falar primeiro de Sombra e Ossos, lançado em 2012. Nele acompanhamos Alina Strarkov, uma órfã que cresceu com Malyen Oretsev no orfanato de Keramzin. Eles se alistam ao Primeiro Exercito de Ravka, uma país dividido pela Dobra das Sombras, criada há muitos anos pelo Herege Negro, um Grisha muito poderoso que em um acidente dividiu o país com a Dobra.
A Dobra das Sombras, também chamada de não-mar no livro, é um lugar de escuridão habitado pelos volcras, que devoram qualquer um tenta atravessar.
Em sua travessia pela Dobra, Maly é atacado e Alina tenta salvá-lo e, ao ser atacada, ela libera seus poderes. Após descobrir que ela é a única Conjuradora do Sol, ela levada para o Pequeno Palácio para ser treinada com os demais Grishas e pelo Darkling, o Conjurador das Sombras mais poderoso de todos os Grishas.
Alina, vai treinando e tentando descobrir seu lugar entre os demais grishas. Ela é a única que pode destruir a Dobra e restaurar Ravka, mas não sabe como controlar seu poder. Ao longo da história, ela vai conhecendo aliados poderosos e inimigos mais poderosos ainda.
Opinião
A construção de todo o mundo Grisha é muito boa, o único problema é que a narrativa no começo do livro é um pouco lenta no começo, o que me fez demorar para embalar na leitura.
Os Grishas são outro ponto positivo nesse livro. Gostei que cada Grisha tem uma classe e cada classe tem suas cores em seus keftas para representar sua ordem.
A relação entre Darkling e Alina foi algo que me prendeu muito. Eu gostei demais, principalmente por eles serem os únicos conjuradores de seus elementos.
Por outro lado, achei Alina muito dependente de Maly, o que me irritou muito já que obviamente ela é apaixonada por ele desde a infância e ele não dá muita bola para ela até que ela revele seus poderes e seja levada ao Palácio.
Apesar de todos os pontos fracos do livro, eu gostei muito, foi um livro que me prendeu bastante depois que eu embalei na leitura.
O livro ganhou uma adaptação pela Netflix, a série Sombra e Ossos. É bem fiel aos acontecimentos do livros, exceto pelos Corvos que não aparecem na trilogia original.
Comments